Como eliminar a barriga indesejável?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas perguntam se fazer abdominal ajuda a perder barriga. Bom antes de mais nada, gostaria de dizer que independente de perder barriga ou não, abdominal faz bem e é importante para fortalecer a região e isso traz alguns benefícios. Mas, respondendo a pergunta se ajuda a perder barriga: geralmente não. Abdominal ajuda a fortalecer e criar músculo na barriga, o que por sua vez diminui a relação de massa magra e massa gorda. Mas não necessariamente diminui a barriga. Falando por experiência própria, muitas vezes, quando começo a fazer abdominais minha barriga até aumenta de volume!

Dito isso, queimar gordura localizada é sempre mais difícil. Muitas vezes emagrecemos todo o resto do corpo, mas fica aquela barriguinha. Portanto tem que ter persistência e paciência.

O caminha mais rápido para resolver esse problema é descobrir a causa. Existem duas principais situações:

1 – Acima do peso e com barriga.

Os casos em que a pessoa está acima do peso com uma distribuição mais uniforme da gordura pelo corpo, o problema pode ser por conta de alimentação desregrada. Neste caso é preciso que você saiba que não há como queimar gordura em apenas uma parte do corpo, o que você deve fazer é eliminar a gordura por completo e consequentemente vai eliminar na área desejada.

2 – Dentro do peso, mas com barriga

Nos casos em que a pessoa já está magra, mas ainda tem muita gordura localizada na barriga, o problema pode ser de ordem hormonal. Neste caso, pode-se fazer um tratamento hormonal que reduza a barriguinha.

Por que temos gordura localizada na barriga e como tratar

O acúmulo de gordura localizada no abdômen pode estar associado a vários fatores, como: herança genética, menopausa (no caso das mulheres), o fato de ter tido filhos (no caso das mulheres), idade, sexo entre outros.

O exercício no abdômen vai primariamente fortalecer a musculatura da região. Não é necessariamente uma forma de eliminar as gorduras locais, especialmente se a pessoa for magra. Pode até diminuir a relação, massa magra e massa gorda por conta do ganho de músculo. Mas numa escala de importância do que deveria ser investigado primeiro, eu sugiro a seguinte análise:

  • 1º Genética. Verificar se isso é herança genética. Se for, procure um médico que faça modulação hormonal. Não fique se mantando fazendo centenas de abdominais.
  • 2º Aspecto hormonal por conta da idade, fase da vida. Nós exigimos uma forma do corpo baseada no nosso padrão de beleza. Mas precisamos entender que nosso padrão não é necessariamente o mesmo padrão que o corpo considera seguro e adequado para aquele momento da vida. Lembrando que o corpo sempre quer estar seguro, confortável e saudável por questões de instinto de sobrevivência da espécie. Por isso, muitas vezes, mesmo comendo bem e não tendo nenhum tipo de problema de saúde, nós temos gordurinhas que são indesejáveis. Veja o post que fala sobre o funcionamento do nosso cérebro em relação a dietas restritivas: Como Obter Resultados Duradouros Com Dietas Restritivas.  Neste caso, alimentação em primeira instância, associada com exercícios ajudam, mas não resolvem tudo. Se for aspecto hormonal por conta da idade ou ciclo da vida, procure um médico que faça modulação hormonal.
  • 3º – Aspecto hormonal por conta de uma alimentação desregulada. Neste caso, normalmente não afeta só a barriga, existe um acúmulo de gordura mais distribuído pelo corpo. Neste caso, alimentação em primeira instância, associada com exercícios pode reverter o problema.
  • 4º Exercício Físico. O exercício físico em geral tem pouca ação sobre a gordura localizada. Mesmo os abdominais. O exercício físico comum (esteira e bicicleta) tem MUITO pouca ação em gordura localizada, quando feito de forma isolada, sem associar alimentação ou tratamento hormonal. Neste caso a melhor opção seria o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) que é sem dúvida mais eficiente para questão de queima de gordura. Neste caso, a ação não será específica na região do abdômen, mas vai contribuir bastante. Uma vez que você perdeu as medidas que desejava na barriga e ainda sobrou uma gordurinha. Você pode fazer abdominais para transformar essa gordura em músculo. Nesse caso, é importante fazer abdominais com carga. Fazer muitos abdominais, mas com pouca carga não causa o rompimento de fibras da região que é necessário para ganho de massa muscular.

Cuidado!!

Muitas revistas e Blogs dizem ter uma receita milagrosa para perder barriga, como chás, sequência de exercícios, abdominais, etc. Acho pouco provável que a maioria deles seja verdade. Faz vinte anos que faço musculação e já observei muita gente gastar dinheiro querendo um caminha mais fácil e sendo iludidas por propaganda enganosa.

Se fosse fácil assim, ninguém teria barriga certo? Então tome cuidado. Se você é magro ou magra, já pratica atividade física e tem uma boa alimentação e mesmo assim tem uma barriguinha indesejável, procure um médico endocrinologista ou especialista em modulação hormonal. Hoje estes tratamentos são feitos com hormônios bio idênticos muito mais seguros e com ótimos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *